sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

TRICOTILOMANIA: DEPOIMENTO, SINTOMAS, CAUSAS, TRATAMENTO

Não deixe de procurar a ajuda de um médico. E para melhorar sua auto-estima utilize FULL LACE...




Tenho tricotilomania. Arranco meus cabelos há pelo menos 40 anos. Hoje, com 62, percebo que eles estão ralos e enfraquecidos. Temo ficar careca, até sonho com isso. Será que se eu juntar uma enorme força de vontade e conseguir parar de puxar, meus cabelos voltarão a crescer novamente?
(Lea)
Tricotilomania é compulsão por arrancar cabelos. Quem tem tricotilomania sente que está fazendo uma coisa estranha (talvez você se surpreenda de saber que ela não é tão rara assim). A pessoa puxa seus cabelos em momentos solitários. Por isso, familiares e amigos próximos não percebem ou levam anos para reparar no problema. Como qualquer compulsão, é difícil se livrar dela. Uma frustração, um momento de ansiedade, e adeus um fiozinho. Ou vários. Por estar associada a stress ou depressão, pode ser necessária a ajuda de psicólogo ou psiquiatra.
Quando um fio de cabelo é arrancado poucas vezes, ele nasce novamente. Arrancar algumas vezes um fio de cabelo, ou qualquer outro pelo, não danifica o folículo, a estrutura que produz o pelo. Se não houve dano ao folículo, tudo voltará ao normal. Mas se o processo de arrancar o fio se repetiu inúmeras vezes, é possível que, por conta do trauma repetido, o folículo tenha se danificado. Nesse caso, o fio não nascerá mais.
Assim, Lea, só o tempo dirá quantos fios de cabelo voltarão a nascer se você se libertar da tricotilomania. Se muitos folículos foram danificados ao longo desses 40 anos de compulsão, poucos cabelos nascerão novamente. Mas vale a pena seu esforço, você poderá salvar os folículos que ainda estão saudáveis.
Além de se preocupar com a tricotilomania, investigue outras causas de queda de cabelos. É preciso examinar seu perfil hormonal, pois mulheres menopausadas que não fazem reposição hormonal ficam com cabelos enfraquecidos. E podem existir ainda outras alterações, como anemia ou doenças da tireóide.

FONTE: http://veja.abril.com.br/blog/estetica-saude/sem-categoria/compulsao-por-arrancar-cabelos/



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Parceiros